quarta-feira, 18 de maio de 2011

Limpeza de pincéis

Bom dia,

depois de vos ter mostrado os meus pincéis fiquei a pensar numa coisa que também é muito importante quando falamos neles, ou seja: a sua limpeza!

Para que os nossos lindos pincéis durem muito tempo, e estejam sempre "saudáveis" e limpos, há certos cuidados que devemos ter com eles, por exemplo para evitar bactérias que se podem formar neles, para não transferir cores e matérias, para não haver sujidade ou contaminação nas paletas de maquilhagem e principalmente porque se os pincéis forem de boa qualidade e bem cuidados podem durar anos sem ficarem estragados!!

Há dois tipos de limpeza que devem ser feitos, a diária que deve ser feita após cada utilização, e a profunda que pode ser de mês a mês ou de 15 em 15 dias (preferencialmente eu faço de 15 em 15 para não acumular).
Para a LIMPEZA DIÁRIA podemos usar o "brush cleaner" à venda em perfumarias, ou podemos fazer umcaseiro que não sai tão caro e vai dar ao mesmo. Para esta limpeza vamos precisar de:
  • 1 copo de água filtrada
  • 1/4 de copo de álcool (70%)
  • 1/2 colher de shampoo neutro (eu uso o Johnson´s Baby)
  • 1/2 colher de sabonete líquido neutro
  • 1 colher sopa de amaciador p/ cabelo líquido ( não pode ser daqueles sem enxaguar)
Depois é só misturar tudo e pôr num frasquinho, de preferência com spray. Para limpar, borrifamos a pontinha dos pincéis e passamos com movimentos de vai vem num guardanapo absorvente até estar completamente limpo. Em seguida, tiramos o excesso do cleaner e ajeitamos as cerdas para que fiquem com o formato original. Por fim deixamo-los a secar numa toalha em posição horizontal, e isto é muito importante, para que o cleaner não vá ate à parte de metal, senão ficamos sem pincéis.



 Para a LIMPEZA PROFUNDA vamos precisar de:

  • shampoo ou sabonete líquido neutro ( eu uso Johnson´s Baby)
  • toalha

Começamos por molhar as cerdas com água fria ou morna, tentando evitar que a água chegue ao cabo de madeira. Em seguida pomo uma gotinha de shampoo na mão e vamos esfregar o pincel na palma da mão, em movimentos vai vem, circulares, até que a espuma fique branca. Se for necessário, passar por água e voltar a repetir estes movimentos. É normal que saiam alguns pelinhos, principalmente se for a primeira vez que os lavamos. Quando acharmos que está limpo, lavamos com água até sair toda a espuma e vamos moldando o pincel par que fique com a forma original, retirando o excesso de água. Por último passamos à fase de secagem, pomos os pincéis em posição horizontal (nunca virados para cima) numa toalha e deixamos secar. Não se preocupem se sair alguns pêlos, é normal, não podem é sair exageradamente! Ou então se preferirem comprem o novo produto da Sigma, Dry´n Shape, para secar pincéis:
Esta vai ser sem dúvida nenhuma a minha próxima aquisição da Sigma. Promete secar os nossos pincéis de 4h a 6h!! Esperemos que cumpra o que diz, mas por agora já estou super in love!!!


E é assim que eu limpo os meus pincéis, apesar de às vezes não me apetecer, tento cumprir sempre ao máximo, afinal de contas não estou só a protegê-los, mas também a minha pele, porque se eles ficarem com bactérias, muito provavelmente também podem passar para a nossa pele. E depois eu quero dar uma "vida" duradoura aos pincéis para não ter que estar sempre a comprá-los.

Por agora é tudo, qualquer dúvida perguntem, caso eu não tenha explicado bem, ou não tenham percebido como fazer. Um vídeo seria muito mais explícito, mas como ainda não me sinto à vontade para o fazer, por enquanto tem que ser por escrito.

XOXO
Marina

1 comentário:

Miminhos.com disse...

Óptimas dicas!Desconhecia a maneira como se deve limpar os pincéis. Mas sou tão perguiçosa... :p

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...